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Neste Blog discutiremos a Parashá da Semana.

O que é Parashá?

Parasha é nome dado ao estudo específico da Torah,Parashá no hebraico significa Porção, é o nome dado à porção semanal de textos da Torah,A Torah é dividida em 54 parashot que servem para uma leitura completa da Torah em um ciclo de um ano. Estudada toda semana por todos os judeus.

A PARASHÁ consiste na análise do texto bíblico e a sua conexão com os profetas. Esta análise é feita a partir do texto original em hebraico, destacando-se as palavras principais de cada versículo e sendo as mesmas analisadas no original. Então é feita a ligação destes termos com os demais livros do Tanach



NA NACH NACHMA NACHMAN MEUMAN

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

O que Diz o Zohar Vayetsê


Parashá Vayetsê

1. "E Ya'akov saiu de Beer Sheva ..."Nesta seção de ensinamentos secretos da Torá, Rabi Chiya discute o simbolismo eo significado do versículo ressonante Eclesiastes "," O sol também se levanta, eo sol se põe, e apressa-se em seu lugar onde nasce de novo. " O versículo se refere a Ya'akov, quando ele estava em Beer Sheva e fui Charan, onde Beresheet nos diz que "... permaneceu toda a noite, pois o sol estava definido." As direções solar, norte e sul, indicar na coluna da esquerda e da direita colunas de energia, ou, respectivamente, as forças negativas e positivas.comentário de Rabi Ashlag esclarece a palavra "lugar" como se referindo a Malchut, o nosso mundo físico.Ambos Ya'akov e "o sol" representam Zeir Anpin - o Mundo Superior, a fonte de nossa luz espiritual.Aprendemos que a emanação divina que alude o texto - "E Ya'akov saiu" - é uma completa, combinando os segredos da Chochmah e Chassadim, ou seja, tanto a Direita e Esquerda Colunas. Rabino Chiya explica viagem Ya'akov em termos da Luz de Zeir Anpin descendo para o mundo material das trevas, a Malchut e Rabino Yossi ainda elucida a jornada de Ya'akov em relação ao exílio dos judeus. Essas explicações são utilizadas para explorar a natureza do aspecto mais impressionante do Criador, Sua "indignação feroz ..."Os rabinos avançar para uma breve discussão dos Tefilin, que são símbolos da presença divina, bem como instrumentos de antenas, como para evocar a luz, que está presente mesmo em situações aparentemente mais escuro e demoníaco. O leitor passa a entender que tais histórias da Torá são alegorias realmente mullet camadas, revelando as estruturas da realidade e ambos o interior eo universo exterior, assim como a harmonia essencial da criação de Deus. Por fim, no segredo, de 22, é mostrado que a força motriz do universo em todas as escalas compreende o desejo de união entre Zeir Anpin, o Mundo Superior, eo Nukva, o Malchut, o nosso menor dimensão física. Isto inclui aspectos tão aparentemente opostos do divino como masculino e feminino trevas e luz, a raiva ea misericórdia. Os rabinos, em seguida, afirmar que essa dualidade que também se encontra na raiz da nossa própria confusão, medo, raiva e solidão - tudo o que nos impede de atingir a transcendência e de união com o Uno.
A relevância deste Passage
O patriarca Yaacov é a encarnação viva da força de coluna central, conhecida em termos leigos como restrição ou resistência. Enquanto a direita e esquerda colunas correspondem aos pólos positivo e negativo de uma lâmpada incandescente, a coluna central se correlaciona com o filamento, o que gera luz através de resistência. Luz Espiritual opera sob o mesmo princípio. Chamamos a Luz do Mundo Superior de Zeir Anpin em nosso mundo físico de Malchut quando nós aplicamos o conceito de restrição em nossa própria vida. Isto é conseguido resistir aos nossos impulsivo, desejos egocêntricos. Tefilin também nos ajuda nesse sentido. Tefilin está vinculado sobre o braço esquerdo, o que denota o poder negativo da coluna da esquerda. Encadernação e restringindo o poder do braço esquerdo enfraquece nossa coluna da esquerda, a fonte de nossa desejos egoístas, arbitrários. As forças liberadas através de nossa conexão visual com as letras hebraicas ajuda a fortalecer a nossa ligação à Luz, para que possamos resolver os conflitos internos que fazem com que nosso senso de separação do Eterno. Ao invocar o poder de Ya'akov e Tefilin através de nossa atenção a essas passagens, que recebemos a força emocional, força de vontade e perspicácia para elevar-se acima do poder de impulso, criando a união entre nós ea Luz do Criador.
1. "E Ya'akov saiu de Beer Sheva, e foi em direção Charan" (Bereshit 28:10). Rabino Chiya abriu a discussão com a frase: "O sol também se levanta, eo sol se põe, e apressa-se em seu lugar onde nasce de novo" (Kohelet 1:5). Este versículo tem sido explicado. A frase "The Sun Also Rises", refere-se a Ya'akov, QUEM ESTÁ Zeir Anpin, quando ele estava em Beer Sheva, QUE É Binah. A frase "o sol se põe", refere-se a Ya'akov quando ele foi para Charan, Nukva de Zeir ANPIN, como está escrito: "e permaneceu ali por toda a noite, pois o sol estava definido" Bereshit (Gênesis 28: 11). A passagem: "e se apressa para o seu lugar onde nasce de novo", é semelhante à do verso: "e deitou-se naquele lugar para dormir" (Ibid. 11). Isto refere-se Nukva, chamado "LOCAL", onde o Sol se apressa a brilhar.


2. Vinde e vede: embora o sol ilumina o mundo inteiro, ela viaja em apenas duas direções, como está escrito: "vai em direção ao sul, e vira para o norte," (Kohelet 1:6) para sul, é a coluna da direita e Norte é a coluna da esquerda. E o sol nasce todos os dias a partir do lado leste, de seu aspecto, Tiferet, e viaja em direção ao lado sul, para a coluna da direita, Chesed. Em seguida, vira para o lado norte, para a coluna esquerda, GVURAH. OU SEJA, ele acabou COMBINA a iluminação de duas colunas. E a partir do norte, vira para o oeste, o Nukva. Então o sol se move para o oeste, onde ele define. Ele explicou que o sol nasce no leste, como está escrito: "E Ya'akov saiu de Beer Sheva," Quando as duas colunas, Sul e Norte, foram combinados em HIM. O sol vai para o oeste AO Nukva, como está escrito: "e se dirigiu para Charan". Isso ensina EUA que a iluminação a que alude o texto ", e Ya'akov saiu," é uma iluminação completo, incluindo as duas colunas, direita e esquerda, que é o segredo da chochmá e Chassadim COMBINADO.


3. Rabi Shimon disse que Ya'akov saiu do âmbito da terra de Israel, como está escrito: "E Ya'akov saiu de Beer Sheva", que é o Nukva EM SUA TOTALIDADE, chamado "Be'er Sheva ", e apelou à" terra de Israel ". E ele foi para outro domínio, como está escrito: "e se dirigiu para Charan," fora da terra de Israel, onde as regras outro lado. Assim, Ya'akov veio do oriente, O Segredo da coluna central que compreende o DIREITO E ESQUERDO colunas, como está escrito: "E Ya'akov saiu de Beer Sheva." Isto significa que durante o Shmitá, ou seja, o Nukva, Ya'akov teve a brilhante luz da profundidade celestial, Binah e oeste percorrida. OU SEJA, ele tomou a Luz que se põe no oeste, na coluna da esquerda, sem direito ", e foi em direção Charan," um lugar do Juízo e da ira (Heb. Caronte), que é o domínio DO OUTRO LADO.


4. Segundo o rabino Yossi, este versículo refere-se ao exílio. Para a primeira, a luz desceu da profundidade celestial, O QUE é Binah, e Ya'akov, Zeir ANPIN, levou com ele e fui para derramá-la em Beer Sheva. Este é o segredo de: "o poço que os príncipes cavaram fora" (Bemidbar 21:18). É Nukva, construída de ABA e IMA que são chamados de "príncipes", De onde Ya'akov recebeu sua iluminação, e aperfeiçoou o bem (Heb. Be'er) em todas as suas plenitude.Durante os dias de exílio, ele vagueia de Beer Sheva para Charan, como está escrito: "e se dirigiu para Charan" - isto é, a indignação feroz (Heb. Caronte). Qual é a indignação feroz do Santo, bendito seja? É o grau do mal, a terra do domínio de outro, ou seja, MALCHUT do klipot.


5. Rabino Chiya disse que quando o sol, Zeir Anpin, vai para o oeste, o Nukva, a oeste, representa o trono do sol, o lugar onde o sol habita. Este é o significado do verso ", e se apressa para o seu lugar onde nasce de novo", por isso vai para esse lugar para brilhar em cima dele. Ele pega todas as luzes das colunas direita e esquerda e recolhe-los para si, ou seja, confere-os sobre a Nukva.


6. Então, nós aprendemos que o Santo, bendito seja Ele, ou seja, Zeir Anpin, coloca Tefilin que significa que Ele tem todas as coroas sublime quando ele. Quais são eles? Eles são o segredo da Aba sublime e Ima sublime, são os Mochin da chochmá e Binah, O Segredo das duas passagens: "Cades (santificar ao ME)" (Devarim 11:13) e "KI VEHAYAH YEVIACHA (e TI SERÁ Quando HaShem te levará) "(Shemot 13:11-16).Cades É O Mochin da ABA superno, QUE É CHOCHMAH. VEHAYAH YEVIACHA Ki é a Mochin DO IMA Suprema, Binah. Eles são os Tefilin da cabeça, os três primeiros SFIROT DO Tefilin, O Segredo de Yud-IES, chamada 'cabeça'. Assim, aprendemos que o Sumo Sacerdote leva o (literalmente "na cabeça"), primeiro, que significa que ele leva os TRÊS PRIMEIROS SFIROT. Depois que ele tomou a Mochin da ABA e Ima, YUD-IES, ele recebeu da direita e esquerda do MOACH de da'at O mistério das duas passagens, "Sh'ma (Ouve, ó Israel)" (Devarim 6: 4) E "Sebá VEHAYAH IM (e ela deve vir a passar, SE ouvires)" (Devarim 11:13), O SEGREDO DE HEI VAV. Assim, verifica-se que Zeir Anpin tomou todas as Mochin, O CHOCHMAH, Binah, Chesed, e GVURAH, SECRETA DAS PASSAGENS DE QUATRO denominado «Tefilin do Santo, Bendito seja Deus."


7. Rabi Elazar APOIA Rabi Chiya dizendo: "o esplendor (Tiferet) de Israel", Zeir Anpin, toma todas as Mochin QUATRO: CHOCHMAH, Binah, Tiferet, e Malchut. E quando a Congregação de Israel é desenhado para cima em direção BINAH, ele também leva todas elas, LIKE Zeir Anpin, e compreende o mundo masculino do Santo, bendito seja Ele, a saber BINAH, eo mundo feminino do Santo, bendito seja Ele, seu próprio aspecto. E, assim como todas as luzes são emitidas a partir deste mundo de Binah, o mundo do também Nukva absorve-las todas.Para os mundos são iguais, isto é, Binah agora é igual a Nukva, já que esta subiu para revesti-lo, e abaixa o que sobe AO SUPERIOR ASSUMS sua imagem. Portanto, Beer Sheva é um Sheva Yovel (Ano Jubilar) que é Binah, e Be'er é o Sabático (Heb. Shmitá) ano, que é o Nukva.ISSO SIGNIFICA QUE AS LUZES DO Binah e Nukva são iguais, e ambos são chamados "Be'er Sheva. Porque este sol ilumina apenas a partir do Yovel a escritura diz: "E Ya'akov saiu de Beer Sheva", que é Binah, também chamado de 'Beer Sheva ", e foi em direção Charan," o Ocidente, que é o Shmitá, ou seja, Nukva.


8. Rabi Shimon disse: "E Ya'akov saiu de Beer Sheva" está a oeste, o ano Shmitá, ou seja, Nukva ", e foi em direção Charan" é o ano de orlá. Porque, como ele fugiu de seu irmão, ele saiu do domínio do sagrado em outro domínio. E quando ele chegou Bet-El, que é um domínio do sagrado, está escrito: "E ele desceu em um determinado lugar" Bereshit (Gênesis 28:11).


9. Ele pergunta: Que lugar é este menciona que a Escritura? Rabino Chiya disse: Este é o lugar de Zeir Anpin, ou seja, o Nukva, como está escrito: "e se apressa em seu lugar", "e passaram lá a noite toda, porque o sol estava definido", como está escrito: "e apressa-se em seu lugar onde nasce de novo ", para que ele veio a brilhar lá em cima dela.


10. Observe que está escrito: "e tomou uma das pedras daquele lugar," e não "as pedras do lugar". ISSO SIGNIFICA QUE ELE ESCOLHEU certas pedras DE LÁ. Ele diz: "Estas são pedras preciosas, as doze pérolas sublime, como está escrito:" doze pedras "(I Melachim 18:31), abaixo dos quais doze são milhares e milhares de pedras polidas, as quais são chamadas de pedras. Portanto, a Escritura diz: "as pedras", e não, "as pedras". O local é o lugar mencionado, ou seja, Nukva.


11. Da frase, "e colocá-los sob a cabeça (literalmente 'cabeças')", ele pergunta: a cabeça de quem? E ele responde: Os chefes daquele lugar, que é o Nukva. Ele pergunta: Qual é o significado de "cabeças"? Não se trata, como pode-se dizer, alguém que coloca algo em sua cabeça, mas faz alusão aos quatro chefes do universo. ESTES são os quatro ventos: Norte, Sul, Leste, Oeste - O Segredo do CHOCHMAH, Binah, Tiferet, e Malchut. Isto é obtido a partir do versículo: "E dali se dividia e se divide em quatro riachos (" cabeças "lit.)" Bereshit (Gênesis 2:10). Ele deu três pedras ao vento norte, três para o oeste, três para o vento sul, e três para o vento leste. E este lugar está acima deles, a ser estabelecido por eles. ISTO É, esse é o segredo do verso: "Ele fez um mar" (II 04:02 HAYAMIM Divrei), "situou-se sobre doze bois, três que olhavam para o norte, e três que olhavam para o Ocidente, e três que olhavam RUMO ao sul, e três que olhavam para o Oriente "(ibid. 4).


12. Na frase ", e deitou-se (vayishkav Heb.) naquele lugar," a palavra vayishkav CONTÉM AS PALAVRAS VEYESH CAF BET ("e há 22 '). Estes representam os doze pérolas inferior EM QUE os restos Nukva. Referindo-se CHOCHMAH EM TI. E todas as notas sobre este lugar, que são os SFIROT RTE, o seu número REPRESENTAM A iluminação de Chassadim EM TI. Juntos, há 22, o que significa que ele é feito todo de AMBOS chochmá e Chassadim. Uma vez que o sofá foi elaborado, em "O Segredo dos 22, deitou-se nela. Ele pergunta: Quem estabelece nele? E ele responde: "O sol, ANPIN Zeir, DID. Portanto, é escrito de Ya'akov, QUEM ESTÁ Zeir Anpin: "e se sentou na cama" Bereshit (Gênesis 48:2). Foi bom para ele e para nenhum outro, pois é o Nukva de Zeir Anpin. E, portanto, "deitou-se naquele lugar", do qual a Escritura diz: "E o sol também se levanta, eo sol se põe."




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