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Neste Blog discutiremos a Parashá da Semana.

O que é Parashá?

Parasha é nome dado ao estudo específico da Torah,Parashá no hebraico significa Porção, é o nome dado à porção semanal de textos da Torah,A Torah é dividida em 54 parashot que servem para uma leitura completa da Torah em um ciclo de um ano. Estudada toda semana por todos os judeus.

A PARASHÁ consiste na análise do texto bíblico e a sua conexão com os profetas. Esta análise é feita a partir do texto original em hebraico, destacando-se as palavras principais de cada versículo e sendo as mesmas analisadas no original. Então é feita a ligação destes termos com os demais livros do Tanach



NA NACH NACHMA NACHMAN MEUMAN

O que Diz o Zohar


Parashá Vayishlach




1. "E Ya'akov enviou mensageiros"Rabino Yehuda começa com uma discussão sobre a boa inclinação e da inclinação para o mal, dois anjos que sempre respeitar o homem. Quando o homem é virtuoso, o bom domínio de inclinação ganhos sobre a inclinação para o mal, e do lado direito prevalece sobre a esquerda. Rabi Elazar, em seguida, fala da Shechiná e as legiões de anjos que protegiam David do Rei de Gat, e Ya'akov, quando ele foi liberto de Lavan. No diálogo que se seguiu, os rabinos analisar quando e porquê Ya'akov foi "deixado em paz" pelos anjos e como ele conseguiu prevalecer sobre o ministro da Esav. Por fim, Rabi Shimon explica ações Ya'akov no envio de um bando de anjos para Esaú, a fim de promover a reconciliação, no cumprimento do verso, "Melhor é um desmerecido ..."
A relevância deste Passage
Quando sabemos que uma ação específica é positiva e nos nossos melhores interesses, uma outra voz dentro de, inevitavelmente, fala-nos de fora. Quando sabemos que um determinado comportamento ou ação é negativa, algo nos impele a participar de qualquer maneira, mesmo que nós realmente não quero.Estas são as inclinações bem e do mal no trabalho. Devemos reconhecer estes dois impulsos como vozes distintas disputam o controle sobre o nosso comportamento. No momento em que reconhecemos a inclinação para o mal como o nosso verdadeiro inimigo, podemos começar a remover a sua influência sobre nós. As forças espirituais decorrentes da presente secção revelar esta verdade metafísica, dotando-nos com a força para resistir e superar as nossas tendências negativas.
1. "E Ya'akov enviou mensageiros ..." Bereshit (Gênesis 32:4). Rabino Yehuda começou a discussão com o verso: "Pois Ele dará a seus anjos, acerca de você, para te guardarem em todos os teus caminhos" (Tehilim 91:11). Este verso já foi explicado pelos amigos. Quando o homem nasce, a inclinação para o mal entra com ele e denuncia constantemente a ele, como está escrito, "o pecado jaz à porta" Bereshit (Gênesis 4:7). O que se entende por "cronches pecado"? Refere-se à inclinação para o mal. "... À porta" MEIO NA ABERTURA DO VENTRE - AT nascimento de uma pessoa.
 

 
2. David também chamado a inclinação ao mal, POR 'pecado' do nome, como está escrito, "eo meu pecado está sempre diante de mim" (Tehilim 51:5). Isso é porque ele tenta o homem a cada dia ao pecado antes de seu Mestre. A inclinação para o mal nunca deixa o homem, desde o dia do seu nascimento. A boa inclinação chega ao homem somente quando ele busca a pureza.
 

 
3. E quando o homem procura a pureza? Em seu aniversário de treze anos, o homem se une com a boa inclinação à direita e à inclinação para o mal, à esquerda. Eles estão literalmente dois anjos nomeados encontrado constantemente com o homem.
 

 
4. Quando o homem pede para ser purificada, a inclinação ao mal é humilhado diante dele, e as regras para a direita sobre a esquerda. E ambos - a boa inclinação E a inclinação ao mal - zelar homem qualquer maneira, ele viaja. Esta é a essência do versículo: "Porque aos seus anjos encargo sobre você para mantê-lo todos os teus caminhos" (Tehilim 91:11).
 

 
5. Rabi Elazar aplica este versículo para Ya'akov. Como o Santo, bendito seja Ele, cercado Ya'akov com legiões de anjos, porque ele veio completo com as tribos sublime, que estavam em um estado de perfeição. Como está escrito: "E Ya'akov continuou seu caminho, e anjos de Elohim conheci" Bereshit (Gênesis 32:2). Foi explicado que, após ser salvo de Lavan, e partindo dele, a Shechiná se juntou a Ya'akov, e legiões de anjos, santos rodeava.Nesse ponto, "Ya'akov disse quando viu eles" (Ibid. 3). A partir desses anjos, enviou um grupo para Esav. Este é o significado do versículo: "E Ya'akov enviou mensageiros (anjos também)."Certamente estes foram verdadeiros anjos.
 

 
6. Rabi Yitschac disse: Está escrito: "O anjo de Hashem rodada acampa-se sobre aqueles que o temem e os livra" (Tehilim 34:8). Este verso já foi explicado. Mas em outro lugar, está escrito: "Porque aos seus anjos encargo sobre você", ou seja, muitos anjos, enquanto aqui apenas um é mencionado, como está escrito, "O anjo do acampa Hashem." Ele responde: O versículo: "Pois Ele dará a seus anjos, acerca de você," refere-se aos anjos em geral, mas o verso, "O anjo de D'us", refere-se a Shechiná, como está escrito: "E o anjo do Hashem lhe apareceu em uma chama de fogo do meio duma sarça "(Shemot 3:2). JUST em que remete para a Shechiná no primeiro verso, Então o Anjo mencionado aqui também aponta para a Shechiná. E assim, "o anjo de Hashem acampa em redor dos que O temem", para envolvê-los em todas as direções, de modo a livrá-los. E quando a Shechiná reside dentro do homem, todas as hostes santas chegar lá.
 

 
7. Venha e veja. Quando o Rei Davi foi salvo de Aquis, rei de Gat, ele disse: "O anjo do Senhor acampa-se ..." Para a Shechiná rodeavam e salvou de Aquis, o seu povo, e aqueles que o atacaram. Como está escrito: "Vayitholel (Port." fingiu-se louco ") em suas mãos" (I Shmuel 21:14). Ele pergunta: Por que é que está escrito "Vayitholel" ao invés de 'Vayishtage'a ", como está escrito:" você trouxe este homem para jogar o homem louco (lehishtage'a Heb.) na minha presença? " (21:16 Eu Shmuel).
 

 
8. Ele responde: Este versículo se refere ao que David disse anteriormente. Como está escrito: "Pois eu tinha inveja dos Holelim ('')..." loucos(Tehilim 73:3). Assim, o Santo, bendito seja Ele, disse-lhe: Na sua vida, você deve estar na necessidade de isso ainda. E quando ele veio para a casa de Aquis, e foi atacado, está escrito: "Ele fingiu-se louco em suas mãos", como aqueles Holelim ('loucos'), ele primeiro invejado Quando Ele disse: "Pois eu tinha inveja dos loucos ". Só então a Shechiná vir e protegê-lo.Ela morava lá, por volta de David.
 

 
9. Você pode perguntar, se a Shechiná reside apenas no seu próprio lugar, que é a Terra Santa, porque foi a Shechiná em cima dele em GAT, que está fora da Terra Santa? Ele responde: Ela certamente não habitam fora da terra de Israel para as pessoas para desenhar PLENTY dela, mas pode habitam fora para resgatar os homens. Assim, quando Ya'akov chegou da casa de Lavan, todos os campos santos rodeá-lo e não deixá-lo sozinho.
 

 
10. Rabino Chizkiyah perguntou: Se isto é assim, porque está escrito: "E Ya'akov ficou sozinho" Bereshit (Gênesis 32:35)? Onde estavam as legiões de anjos que rodeá-lo e veio com ele? O rabino Yehuda respondeu: "Porque ele levou-se em perigo de ficar sozinho de noite na e viu claramente o perigo que ele estava, os anjos o abandonaram, PARA ELES VIERAM PARA GUARDA-lhe apenas os perigos do invisível.Então, antes de entrar em perigo, ele declarou: "Eu sou indigno da menor de todas as misericórdias e de toda a verdade, que mostraram seu servo" (Ibid. 11). Com isso, ele se refere aos campos santos dos anjos que GERALMENTE rodeá-lo, mas tinha deixado, pois ele tinha LED-se a um PERIGO VISÍVEL.
 

 
11. Rabi Yitschac disse: Portanto, os anjos deixou-o sozinho com o gestor nomeado para Esaú, que chegou com aprovação celeste. Em pouco tempo, o outro deixou de cantar diante do Santo, bendito seja Ele, como era necessário naquele momento preciso. Mais tarde, eles voltaram para ele. Este é o significado do verso "Eu sou indigno da menor de todas as misericórdias e de toda a verdade ... e agora volto em dois campos". O acampamento da Shechiná e sua própria casa, no entanto, consistem em um acampamento, COMO ESTÁ ESCRITO: "THIS IS CAMP Elohim" (Ibid. 3).Portanto, por que é que está escrito "dois campos"? É para ensinar que ele era perfeito em ambos os aspectos, desde a Chassadim branco e vermelho, denotando E CHOCHMAH, desde e esquerda. Por isso ele diz, "dois campos".
 

 
12. Rabi Elazar disse: "Nós aprendemos, a noite estava sob o controle de Esaú, SIGNIFICADO DO LADO ESQUERDO sem direito. Naquele tempo, porque está escrito: "Haja luz (Heb. me'orot)" Bereshit (Gênesis 1:14), escrito sem a letra Vav, SENDO quarta-feira Eva, que não poderia dar a luz sem Chassadim. Por esta razão, "Ya'akov ficou sozinho", como Ya'akov, representando o sol, denotando Zeir Anpin, manteve-se sozinho sem o Nukva, como a lua, Nukva foi escondido do sol, a saber, Zeir Anpin, chamado "YA "AKOV. No entanto, o Santo, bendito seja Ele, continuou a guarda Ya'akov suficiente para que o oficial Esaú não podia vencê-lo, como está escrito: "Ele viu que não prevalecia contra ele" Bereshit (Gênesis 32:25).
 

 
13. Ele explicou porque ele não podia prevalecer contra ele. O anjo olhou para a direita de Yaakov e viu Avraham, a perfeição da coluna da direita, olhou para a esquerda de Yaakov e viu Yitschac, a perfeição da coluna da esquerda. Ele olhou para o corpo de Yaakov e viu que era composto de peças, tanto de direita e de esquerda, SENDO A perfeição da coluna central. Como o lado do outro pode ter nenhum poder sobre a PERFEIÇÃO, somente em imperfeição, não o puderam vencer. Então, "o homem tocou a juntura da coxa," o pilar mais próxima ao corpo, mas um pouco afastados dela. Assim, possui UM ASPECTO da imperfeição E o Anjo agarrou-a, e "a juntura da coxa de Yaacov foi posto fora do comum."
 

 
14. Por este motivo, está escrito: "O anjo de Hashem rodada acampa sobre aqueles que o temem e os livra." Ele circulou-lhe por todos os lados, a fim de salvá-lo do GESTOR DE ESAV. E quando a Shechiná residia com ele, vários campos de anjos acompanharam. A partir desses anjos, Ya'akov mandei alguns para Esav.
 

 
15. "E Ya'akov enviou mensageiros". Rabi Aba pergunta: O que motivou MENSAGEIROS Ya'akov ENVIAR a Esaú? Não teria sido melhor se abster de enviar algum para ele? Ele responde: Ya'akov disse, eu sei que Esaú reverencia honrar o pai e nunca lhe incomodado. Enquanto eu sei que meu pai está vivo, então eu não tenho medo de Esaú. Então, enquanto meu pai está vivo gostaria de satisfazê-lo. Assim, ele correu imediatamente ", e Ya'akov enviou mensageiros antes dele."
 

 
16. "E Ya'akov enviou mensageiros". Rabi Shimon iniciou a discussão com a frase: "Melhor é um litghtly estima que possui um empregado, do que aquele que travessuras si mesmo, mas tem falta de pão" (Mishlei 12:9). Este versículo refere-se à inclinação para o mal, que constantemente acusa o homem. A inclinação para o mal provoca o homem a tornar-se arrogante e orgulhoso, o homem incentivando a enrolar o cabelo até a inclinação para o mal torres sobre ele e arrasta-o para Gehenom.
 

 
17. "Melhor é um desmerecido ..." significa aquele que não segue a inclinação para o mal, e não agir com altivez, mas humilha o seu espírito, coração e vontade perante o Santo, bendito seja. Em seguida, a inclinação ao mal torna-se seu servo, porque não pode controlá-lo.Pelo contrário, a pessoa que controla, como está escrito: "Mas você pode dominá-lo" Bereshit (Gênesis 4:7).
 

 
18. "... Que aquele que travessuras si próprio ..."é como dissemos, que ele coloca-se ares, cachos seu cabelo, e age com altivez ", mas tem falta de pão." Isto significa uma falta de fé, como está escrito: "para oferecer o pão do seu Deus" (Vayicrá 21:17), e "o pão do seu Deus que se oferece" (Ibid. 6). O pão é a Shechiná nos dois versículos. A FÉ É A Shechiná, SO LAKING pão significa falta de fé.
 

 
19. Outra interpretação, "Melhor é um desmerecido ..." é que ele se refere a Ya'akov, que se humilhou diante de Esaú, para que Esaú deveria mais tarde se tornaria seu servo. Através do controle, ele cumpriu o significado do versículo: "Vamos servir os povos e nações se encurvem a ti" Bereshit (Gênesis 27:29). Não era o momento para Ya'akov para se pronunciar sobre ESAV. Ya'akov deixou que isso acontecesse em um momento posterior, pois ele era humilde em seguida. Mais tarde, porém, aquele que ele próprio se tornará brincadeiras, seu servo, e então ele "falta de pão." Irá Isto se refere a ESAV, que vai se tornar servo Yaacov, que foi dada "abundância de trigo e vinho" (Ibid. 28).
 

 
20. Vinde e vede: Ya'akov sabia que precisava dele agora. Portanto, ele apareceu como se fosse desmerecido. Ao fazer isso, ele mostrou mais sabedoria e astúcia do que nunca tinha mostrado contra Esav. Esaú tinha tido conhecimento dessa sabedoria, ele teria se matado em vez de vir para este. No entanto, Ya'akov fez tudo isso com sabedoria, e sobre ele Chanah disse: "Os adversários de Hashem será quebrado em pedaços ... e Ele vos dará força ao seu rei" (I Shmuel 2:10).