BEM VINDOS AO NA NACH BRASIL


Neste Blog discutiremos a Parashá da Semana.

O que é Parashá?

Parasha é nome dado ao estudo específico da Torah,Parashá no hebraico significa Porção, é o nome dado à porção semanal de textos da Torah,A Torah é dividida em 54 parashot que servem para uma leitura completa da Torah em um ciclo de um ano. Estudada toda semana por todos os judeus.

A PARASHÁ consiste na análise do texto bíblico e a sua conexão com os profetas. Esta análise é feita a partir do texto original em hebraico, destacando-se as palavras principais de cada versículo e sendo as mesmas analisadas no original. Então é feita a ligação destes termos com os demais livros do Tanach



NA NACH NACHMA NACHMAN MEUMAN

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Segredo da Parashá-Vayishlach

Parashá Vayishlach
     

A Batalha com o Anjo:


Talvez o mais misterioso incidente no relato da Torá sobre a vida de Yaacov seja a batalha que durou toda uma noite, nos versículos de encerramento do capítulo 32 de Bereshit.

Yaacov está se preparando para seu encontro com Essav no dia seguinte. Ele transporta sua família através do rio Yaboc, mas "permanece sozinho para trás" (segundo o Talmud, ele fica para recuperar alguns "pequenos jarros" que lhe pertenciam, e tinham sido deixados). Lá, "um homem lutou com ele até o amanhecer." Yaacov fica ferido na luta, mas não é derrotado. Ao romper do dia, o oponente de Yaacov implora a ele que o deixe ir. Yaacov diz: "Não o deixarei ir, a menos que me abençoe." O homem acede e lhe confere o nome Israel, "porque você lutou com o Divino e com o humano, e venceu." (Israel, Yisrael em hebraico, significa "aquele que prevalece sobre o Divino.")

Que homem é esse, contra quem Yaacov lutou? Segundo os Sábios, ele é "o anjo de Essav", e sua luta, "que levantou poeira até o Trono Celestial", é a luta cósmica entre duas nações e dois mundos - a espiritualidade de Israel e a materialidade de Edom (Roma). A noite em que eles lutaram é o longo e escuro galut (exílio), em cujo decorrer os descendentes de Yaacov sofreram danos corporais e angústia espiritual, mas emergiram vitoriosos.

A luta é conduzida em dois planos - "com o Divino e com os homens." É um conflito com os homens: em 4000 anos de exílio, enfrentamos os egípcios, os canaanitas, os babilônicos, os persas, os romanos, a Inquisição Espanhola, os nazistas e recentemente, o terrorismo. Estes, e muitos outros, fizeram o pior para nos destruir, mesmo assim prevalecemos.

É um conflito também com a alma do galut, com sua essência Divina e propósito. Três vezes ao dia nós suplicamos, protestamos e contestamos perante o Trono Celestial: por quanto tempo ainda? Sim, é verdade que estas lutas despertaram os potenciais mais elevados e profundos da alma judaica. Sim, é verdade que o galut fez brotar reservas de fé e sabedoria que jamais teriam sido possíveis em um povo que desfrutava uma existência tranqüila. Sim, é verdade que estamos realizando o plano cósmico, ao recuperar as Centelhas de Santidade sepultadas nos mais obscuros recessos da criação de D'us. Mas por quanto tempo ainda devemos nos demorar por estes "pequenos jarros"? E certamente D'us, a essência da Bondade e Misericórdia, poderia ter delineado uma maneira de conseguirmos tudo isso sem mal e sem sofrimento!
É uma luta longa e difícil, até a alvorada. Mas no final triunfaremos sobre os homens e prevaleceremos também sobre o Divino. Pois esta é a essência de Israel.








Gematria:


Avraham, Yitschac 175 anos 180 anos - 147 anos Yaakov - Yosef 110 anos

612 = total ( Todos os anos que viveram somados)


612 é a gematria de Brit, "Aliança".

Brit :

612 = (Beit = 2
+ Resh = 200
+
Tav = 400 
+ Yod = 10 )



Nenhum comentário:

Postar um comentário