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Neste Blog discutiremos a Parashá da Semana.

O que é Parashá?

Parasha é nome dado ao estudo específico da Torah,Parashá no hebraico significa Porção, é o nome dado à porção semanal de textos da Torah,A Torah é dividida em 54 parashot que servem para uma leitura completa da Torah em um ciclo de um ano. Estudada toda semana por todos os judeus.

A PARASHÁ consiste na análise do texto bíblico e a sua conexão com os profetas. Esta análise é feita a partir do texto original em hebraico, destacando-se as palavras principais de cada versículo e sendo as mesmas analisadas no original. Então é feita a ligação destes termos com os demais livros do Tanach



NA NACH NACHMA NACHMAN MEUMAN

Seleção do Midrash

Parashá Vayishlach









Yaacov luta com um anjo durante a noite

Aquela noite, após sua família estar a salvo no outro lado do rio Yaboc, Yaacov voltou, cruzando o rio novamente, porque havia esquecido do outro lado alguns de seus pertences, umas vasilhas. Um tsadic valoriza a menor de suas posses, e não a deixaria ser desperdiçada, pois cada um de seus pertences foi adquirido honestamente.
De repente, foi atacado por um ser semelhante a um homem. Na realidade, era um anjo, o anjo de Essav, que D'us havia mandado para lutar com Yaacov. Yaacov se defendeu, mas o anjo continuou tentando derrubá-lo. Os dois lutaram durante toda a noite. Quando a alvorada despontou, o anjo viu que a Shechiná (Divindade) pairava sobre Yaacov, protegendo-o e soube então que não poderia vencê-lo. Mas ele deslocou uma parte da coxa de Yaacov, que não podia mais caminhar sem mancar. Quando o sol saiu, o anjo implorou a Yaacov; "Deixe-me ir agora. Já é dia"
"Por que?", perguntou-lhe Yaacov.
O anjo explicou: "Sou um anjo de D'us. Pela manhã tenho que estar no céu para cantar louvores a D'us."
"Deixe que seus companheiros digam shirá em seu lugar, e você cantará amanhã, em vez deles."
"Isto não é permitido. Se você não me soltar para que eu possa cantar agora, perderei minha vez para sempre."
Yaacov respondeu: "Não o deixarei ir a menos que admita primeiro que eu tinha razão ao tomar a bênção de meu pai, pois comprei o direito da primogenitura de Essav"
"Não posso fazer isto!", replicou o anjo.
"Por que não pode abençoar-me, como os anjos que apareceram para Avraham o abençoaram? Eles só partiram depois de revelar-lhe a notícia de que teria um filho."
"Eles foram enviados com esse propósito, mas não posso fazer o que não me foi ordenado. Fazendo isso, estaria ultrapassando meus limites, e como castigo, seria expulso de minha posição no céu."
"Apesar disto, continuarei a recusar-me a dispensá-lo, a não ser que me abençoe!"
"Qual o seu nome?" perguntou-lhe o anjo.
"Yaacov."
"De agora em diante seu nome principal não mais será Yaacov, (que tem conotação de: 'aquele que tomou as bênçãos através de trapaça') mas serás chamado por um novo nome - Yisrael (Israel), significando: 'lutaste contra seres celestiais (o anjo de Essav), e contra mortais (Lavan e Essav, seus asseclas), e venceste'. És merecedor das bênçãos de seu pai!"
Yaacov perguntou então ao anjo: "Qual o seu nome?"
"Por que você está me perguntando qual o meu nome?" replicou o anjo. "Anjos não têm nome permanente. O nome muda de acordo com a missão que cumprem."
O amanhecer raiou, e o anjo começou a cantar shirá da terra, antes mesmo de voltar ao céu. Elevou a voz, louvando e enaltecendo D'us. As hostes Celestiais ouviram-no e exclamaram: "Em honra ao tsadic foi-lhe permitido dizer shirá na terra, enquanto sua voz alcança os céus!"

A proibição de comer do Guid Hanashê, tendão da veia da coxa

Em lembrança à luta entre Yaacov e o anjo, na qual a coxa de Yaacov foi deslocada, a Torá proíbe o judeu de comer o tendão da veia da coxa.
Dois tecidos importantes são proibidos nos quartos traseiros do animal: o tendão interno - nervo ciático - que se ramifica desde a base da coluna e estende-se pelo lado interno da perna do animal, este é proibido pela lei da Torá. Os Sábios proibiram também o tendão externo - o nervo peroneal comum - que se estende pela coxa no lado externo da perna. Qualquer traço destes nervos deve ser removido, e a gordura que recobre o nervo ciático também é retirada. Além disso, mais seis nervos que assemelham-se a cordas e veias específicas também são removidas.
Abster-nos de comer essa parte ajuda-nos a lembrar como o anjo deslocou a coxa de Yaacov, mas não pôde vencê-lo.
D'us protegeu Yaacov das mãos do anjo de Essav como um sinal de que mais tarde protegeria o povo judeu das mãos de Essav.
O anjo conseguiu apenas feri-lo na coxa. Assim também, apesar do povo judeu passar por muito sofrimento nas mãos de outras nações, nunca será totalmente erradicado. Os povos jamais conseguirão exterminar o povo judeu completamente; mas infligir-lhe-ão apenas ferimentos de natureza temporária. Estes serão curados na época de Mashiach, assim como D'us curou Yaacov.

Como Yaacov foi curado

Yaacov foi curado da seguinte maneira:
Neste dia o sol nasceu duas horas antes do tempo, compensando assim as duas horas que perdera pondo-se cedo quando Yaacov deixou Charan (conforme relata a parashá anterior, Vayetsê).
Quando o sol se levantou, D'us intensificou a luz, revelando a Yaacov aquela resplandescente luz especial que Ele criou no primeiro dia da Criação, e posteriormente escondeu-a ocultou-a do mundo (para preservá-la para os tsadikim, no futuro). Ele agora irradiava estes fortes raios sobre Yaacov, para curá-lo da claudicação.
No futuro, D'us curará todos os coxos e cegos com estes mesmos raios.

O significado da luta entre Yaacov e Essav

Por que D'us enviou o anjo de Essav para lutar contra Yaacov?
A batalha entre Yaacov e Essav era sinal de uma luta que estava sendo travada no céu naquela mesma hora.
O anjo de Essav afirmou perante D'us: "Essav tem maiores méritos que Yaacov! Essav honrava seu pai mais que qualquer outro jamais fez. Além disso, Essav tem o mérito especial de viver em Israel, ao passo que Yaacov estava na casa de Lavan, fora de Israel." O anjo concluiu seu argumento da seguinte maneira: "Portanto, Essav e seus filhos merecem governar Yaacov e seus filhos!"
O anjo de Yaacov por sua vez argumentou: "Yaacov é um justo (tsadic) e Essav não o é. Então Yaacov e seus descendentes é que merecem prevalecer sobre Essav e seus descendentes!"
Quando o anjo de Essav lutou com Yaacov na terra, demonstrou que ao mesmo tempo havia uma discussão no céu: quem prevaleceria sobre quem?
O anjo de Essav perdeu a batalha no céu; conseqüentemente, perdeu também a batalha na terra. D'us anunciou: "Embora os descendentes de Essav sejam às vezes mais fortes que os de Yaacov, no final - no tempo de Mashiach - Yaacov prevalecerá sobre Essav."

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