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Neste Blog discutiremos a Parashá da Semana.

O que é Parashá?

Parasha é nome dado ao estudo específico da Torah,Parashá no hebraico significa Porção, é o nome dado à porção semanal de textos da Torah,A Torah é dividida em 54 parashot que servem para uma leitura completa da Torah em um ciclo de um ano. Estudada toda semana por todos os judeus.

A PARASHÁ consiste na análise do texto bíblico e a sua conexão com os profetas. Esta análise é feita a partir do texto original em hebraico, destacando-se as palavras principais de cada versículo e sendo as mesmas analisadas no original. Então é feita a ligação destes termos com os demais livros do Tanach



NA NACH NACHMA NACHMAN MEUMAN

domingo, 31 de outubro de 2010

O que diz o Zohar

1. "E estas são as gerações de Yitzchak"Rabino Chiya nos leva a uma compreensão da relação entre o Criador ea Torá. Nós aprendemos como o mundo é mantido pelo estudo da Torá, e porque é dever supremo do homem para continuar este estudo.Rabi Yitschac e Rabino Yehuda explicar o significado das formas de bênção de Avraham Yitschac para a Ya'akov, no qual tudo o que veio antes de se manifestar. Nós aprendemos que os verdadeiros servos do Criador não são apenas os de Israel, mas qualquer pessoa em qualquer lugar que estuda a Torá.
A relevância deste Passage
"O estudo da Torá" não se refere a uma abordagem cerebral acadêmica para milhares de palavras em um pergaminho. Através dos olhos dos cabalistas, a Torá é entendida como o meio através do qual a energia do Criador é expressa em nossa dimensão física da existência. O pergaminho musculoso, a tinta preta de carvão, e as letras primordiais são todos componentes intricados de um instrumento de comunicação divina que serve um propósito claro: ajudar os estudantes dispostos arrancar todas as suas falhas do caráter, a fim de alcançar a semelhança da natureza e, portanto, a proximidade com o Luz do Criador. Dito isto, Avraham, Yitzchak e Yaakov significar a direita, esquerda, coluna central e as forças - isto é, o desejo de compartilhar, o desejo de receber, eo livre arbítrio para escolher entre e equilibrar os dois.
Ya'akov também corresponde à Sfirah de Yesod, o portal através do qual toda a luz dos reinos celestiais entra no nosso mundo. Essencialmente, o propósito desta passagem é para acender a luz primordial da Torá. Ao meditarmos sobre as palavras, a luz emitida aprimora nossas imperfeições. A força dos patriarcas, e especialmente a Coluna Força Central de Yaakov, aumenta nossa capacidade de resistir e triunfar sobre o nosso reativos, movimentações auto-indulgente. Finalmente, a luz acumulada ao longo de nossa interação com o Zohar brilha universal, ajudando a despertar o mundo com as verdades internas da Torá e todos os que a Luz do Criador pode nos oferecer.
1. "E estas são as gerações de Yitzchak ..."Bereshit (Gênesis 25:19). Rabino Chiya abriu a discussão com a frase: "Quem pode referir os poderosos feitos de Hashem Quem pode declarar todo o seu louvor?" (Tehilim 106:2).Vinde e vede: quando o Santo, bendito seja Ele, desejou criar o mundo, Ele o fez de acordo com a Torá. E cada ato que o Santo, bendito seja Ele, usado para criar o mundo foi feito de acordo com a Torá. Este é o significado de: "então eu estava ao lado dele, como uma criança de peito: e era cada dia o seu deleite" (Mishlei 8:30). Não pronunciá-lo como "um lactente" (Heb. amon), mas sim "um artesão" (Heb. Omã), porque foi uma ferramenta para seu ofício.


2. Quando Ele quis criar o homem, a Torá lhe disse: "Se o homem é criado, ele vai pecar, e você vai puni-lo. Não seria o seu trabalho manual, então, ser em vão? Afinal, ele não será capaz de suportar o castigo. " O Santo, bendito seja Ele, respondeu: "Eu criei o arrependimento antes de criar o mundo. SE ELE SIN, ele será capaz de se arrepender e ser perdoado. "Quando o Santo, bendito seja Ele, criou o mundo e criou Adão, Ele disse a ela: "Mundo, mundo, você e sua natureza é baseada unicamente sobre a Torá, e por essa razão, criou o homem em si, a ser ocupado com o estudo da Torá. E se ele não estudar a Torá, eu, você voltará ao caos. Tudo é para o homem. "Este é o significado do versículo: "Eu fiz a terra, e criou o homem sobre ela" (Yeshayah 45:12). A Torá proclama aos homens a ser ocupado com esforço e no estudo da Torá, mas ninguém dá ouvidos.


3. Vinde e vede: quem estuda a Torá sustenta o mundo e sustenta corretamente todos os atos do mundo. Não há nenhuma parte dentro do homem que não tem contrapartida em uma criatura do mundo. Assim como o corpo do homem é composto de níveis de peças que atuam em conjunto para formar um corpo unificado, assim é o mundo. Todas as criaturas do mundo são partes hierárquica que agir e reagir uns com os outros, então eles vão realmente ser como um corpo. Tudo, SEJA HOMEM OU DO MUNDO, se assemelha à Torá, pois a Torá é feito de diferentes partes e seções que apoiar uns aos outros. Quando estão todas corretas, eles se tornarão como um corpo.Quando David olhou para este trabalho, ele disse: "Hashem, quão variadas são as tuas obras com sabedoria fizeste todas elas! A terra está cheia das tuas criaturas" (Tehilim 104:24).


4. A Torá contém sublime, mistérios selados, que o homem não pode compreender, que contém todas as questões sublimes - as reveladas e as não reveladas. Cuja profundidade, são revelados para o estudioso, mas desaparecem imediatamente que só serão revelados no instante seguinte e desaparecer novamente. E assim continua para aqueles que estudam ELES. A Torá contém todos os elementos acima NO MUNDO superno e abaixo.Tudo neste mundo e tudo no mundo por vir é na Torá, mas não há ninguém para observar e compreendê-los. Assim, está escrito: "Quem pode referir os poderosos feitos de Hashem Quem pode declarar todo o seu louvor?"(Tehilim 106:2).


5. Vinde e vede: quando Salomão tentaram em vão compreender as palavras e sutilezas da Torá, ele disse: "Eu disse, 'Eu vou ser sábio", mas estava longe de mim "(Kohelet 7:23). Davi disse: "Abra os olhos para que eu veja as maravilhas de Sua Torah" (Tehilim 119:18).Vinde e vede: ele é escrito de Salomão que ele "falava de 3.000 provérbios, e seus poemas foram um 1005" (I Melachim 5:12). Isto porque houve 5.000 interpretações de cada provérbio, disse. Se isto é verdade das palavras de Salomão, que foi carne e sangue, como muitos provérbios, cânticos, louvores, mistérios e pensamentos sábios são constantes as palavras da Torá, como foi falado pelo Santo, bendito seja Ele? Portanto, está escrito: "Quem pode referir os poderosos feitos de Hashem."


6. Venha e eis que está escrito: "Ora, estas são as gerações de Ishmael" Bereshit (Gênesis 25:12), e são doze príncipes. Então, está escrito: "E estas são as gerações de Yitzchak" (Ibid. 19).É possível que, porque está escrito que Yishmael desejado doze príncipes e Yitschac desejado dois, ele (Ishmael) é mais justo do que Yitschac?É, portanto, escrito: "Quem pode contar os poderosos (gvurot Heb.) atos de Hashem."Refere-se a Yitschac - AS IS Yitschac GVURAH de Zeir Anpin - por Yitzchak desejado Ya'akov, o único que é mais importante do que todos eles, para que gerou as doze tribos, e sustentou a superior e inferior, enquanto Yitzchak suportado a maior em santidade sublime e Yishmael apenas abaixo. Portanto, o verso: "Quem pode referir os poderosos feitos de Hashem," refere-se Yitschac, como explicado acima. As palavras, "declarar todos os seus louvores", refere-se a Ya'akov, Ya'akov PORQUE, a existência REPRESENTANDO acima e abaixo, contém todos os Seus louvores. Quando o sol, Zeir Anpin, conecta-se com a lua, Nukva, muitas estrelas brilham a partir deles. Eles são as doze tribos de Yah, comparada às estrelas em DREAM Yosef.


7. "E estas são as gerações de Isaque, filho de Avraham." Rabino Yossi pergunta: O que mudou? Ele não disse, "filho de Avraham" anteriormente. Pois, embora porque está escrito: "Elohim abençoou seu filho Yitschac," Bereshit (Gênesis 25:11) Avraham está morto, ou seja, ele abençoou e elevou o nível de Yitschac, QUE É GVURAH, após a morte de Avraham.Assim, a imagem de Avraham estava sobre Yitzchak e fiquei com ele - que significa que a QUALIDADE de Avraham, QUE É CHESED, permaneceram dentro Yitschac - de forma que quem viu Yitschac disse: "... este é, seguramente, Avraham," e pronunciada que gerou a Avraham Yitzchak - OMS foi incluído no e vestido com a QUALIDADE de Avraham, QUE É Chesed. PORTANTO, a escritura aqui especificamente lê, "filho de Avraham," bem como ", Yitschac gerou a Avraham."


8. Rabi Yitschac subiu uma noite para estudar a Torá, enquanto o rabino Yehuda, que estava na cidade de Cesaréia, também subiu na mesma hora estudar Torá. O rabino Yehuda disse: vou a pé até Rabi Yitschac e estudo da Torá, juntamente com ele. Ele foi com seu filho, Chizkiyah, que era então um menino. Quando ele se aproximou da porta, ouviu Rabi Yitschac dizer: "E sucedeu que, após a morte de Avraham, que Elohim abençoou seu filho Yitzchak, e habitou Yitschac por Be'er Lachai Ro'i" Bereshit (Gênesis 25:11). Ele então faz uma pergunta difícil: Nesse versículo, o início não se encaixa no fim e no final não se encaixa no começo, ele começa com a morte de Abraão e termina com a bênção de Yitzchak, e não há nenhuma conexão EVENTOS ENTRE ESTES . Ele então se tornou outro DIFÍCIL PERGUNTA: Por que essa mudança? Por que o Santo, bendito seja, abençoe Yitzchak E NÃO AVRAHAM? Ele responde: Desde que Avraham não abençoou Yitschac, Hashem abençoou Depois que ele morreu. Esta é a conexão entre o início eo final do versículo: "E aconteceu que ..." Ele pergunta: Por que não Avraham abençoá-lo? E ele respondeu: Para que Esaú, seu filho, não seria abençoado com ele - que é, para que não levasse ESAV ABAIXO DA ILUMINAÇÃO DA ESQUERDA NO PROFANO é seu costume.Portanto, estas bênçãos passado para o Santo, bendito seja Ele, e do Santo, Bendito Seja, Bendito Yitschac. Do Verso ", e habitou na Yitzchak Be'er Lachai Ro'i", ele pergunta: Qual é o significado de "Lachai Ro'I", e as respostas que ele foi unido com a Shechiná, como a tradução em aramaico diz: " o poço onde o anjo da aliança foi vista. " Esse é o, ou seja, a Shechiná sobre as quais o Anjo do Pacto, Yesod, foi visto. Por isso, Ele abençoou. POR isso, podemos entender a ligação das três partes deste versículo: "E sucedeu que, após a morte de Avraham," que não BLESS Yitschac ", que Elohim abençoou Seus Yitschac filho." POR QUE ELE ABENÇOE ELE? PORQUE "habitou Yitschac AT Be'er LACHAI RO'I", PARA Juntou-se a Shechiná.


9. Entretanto, o rabino Yehuda bateu à porta, entrou e se juntou a ele. Rabi Yitschac disse: Agora, a Shechiná está conosco. O rabino Yehuda disse que essa explicação a respeito de "Be'er Lachai Ro'i" é bom, mas há mais a ser entendida a partir das palavras. É preciso entender a sua interpretação DA próprias palavras. Ele começou com o versículo: "a fonte dos jardins, poço das águas vivas, e fluxos de Levanon" (Shir Hashirim 4:15). Este verso já foi explicado: "a fonte dos jardins" é Avraham, "um poço de águas vivas" é Yitzchak, e "fluxos do Levanon é Ya'akov. Ele explicou que "um poço de águas vivas" é Yitzchak, como está escrito: "E Yitschac habitava em Be'er Lachai Ro'i" (literalmente "um poço de viver e ver"). O que é "um bem"? É a Shechiná, enquanto "vivo" é aquele que é a Vida do Universo, ou seja, o Justo - YESOD que é a Vida do Universo - e eles não devem ser separados. Ele vive em dois mundos, ele vive acima, no mundo superior, a saber BINAH, e ele vive na parte inferior do mundo, que é MALCHUT. Quanto menor o mundo vive, e brilha de sua força.


10. Vinde e vede: a lua, Nukva, só brilha quando ela vê o sol, Zeir Anpin. Quando ela o vê, ela brilha. Portanto, este é chamado de 'Be'er Lachai Ro'i ", pois certamente, em seguida, ela brilha e fica cheio de água viva", Lachai Ro'i "," viver e ver ", de modo a ser preenchido e iluminado por aquele que vive , YESOD DE ANPIN Zeir, como mencionado.


11. Venha e eis que está escrito: "E o filho de Bnayahu Yehoyada, o filho do homem (" viva "literalmente) um valente" (II Shmuel 23:20). Isso significa que ele era justo e iluminado sua geração como a vida acima, YESOD de Zeir ANPIN, ilumina o mundo, Nukva. Assim, o bem, que é Nukva, sempre olha para o vivo, que é Yesod, a fim de ser iluminado."E habitou Yitschac por Be'er Lachai Ro'i". Está escrito: "Quando ele tomou Rivkah," PARA O BEM É O SEGREDO DE Rivkah, nomeadamente a Nukva de Zeir Anpin, e como ele se reuniu com ela, ela representava a união das trevas e da noite, como está escrito: "seu mão esquerda esteja debaixo da minha cabeça "(Shir Hashirim 2:6) Venha e veja: Yitschac estava em Kiryat Arba Avraham depois morreu. Ele pergunta: "? E habitou Yitschac por Be'er Lachai Ro'i" E o versículo que diz: A resposta foi que isso não indica necessariamente sua morada, mas sim o nome de Nukva com que ele se juntou e foi unida em que o bem, para agitar o amor, como dissemos.


12. Rabi Yitschac iniciou a discussão com a frase: "O sol também se levanta eo sol se põe e se apressa para o seu lugar onde nasce de novo" (Kohelet 1:5). "O sol também se levanta", refere-se ao sol, Zeir Anpin, que brilha sobre a lua, Nukva. Para quando o sol é visto por ela, ela brilha, eo Sol ilumina e brilha o lugar supremo que está acima dele, que é Binah, a partir de onde recebe a sua iluminação, e ele sempre aumenta. "E o sol se põe", significa que quando se trata de copular com a lua, Nukva, que "vai em direção ao sul" (Ibid. 6), que é a coluna da direita, Zeir Anpin, e ali repousam sua força. Isto significa que sua iluminação é PRINCIPAL NO direita, que é Chassadim, pois a sua força está na direita. Como resultado, toda a força do corpo de um homem está no lado direito, do qual deriva a força do corpo. Mais tarde, lê-se "e desvia para o norte", e brilha sobre esse lado, ou seja, o sul, e brilha sobre esse lado, ou seja, ao norte. "Redondo e redondo vai o vento" (Ibid.). Ele pergunta: Por que é primeiro escrito, "sol", e agora é chamado de "vento". Ele respondeu que tudo é um segredo, porque Zeir Anpin é o significado interno da luz do vento, e é chamado de 'dom'.E tudo isso acontece - "Round And Round VAI AO VENTO" - assim que a lua vai iluminar com sua luz e os dois irão aderir.


13. Vem e vê: quando Avraham veio ao mundo, ele abraçou a lua e trouxe próximo. Quando Yitzchak veio, ele a pegou e segurou-a e puxou-a carinhosamente, como está escrito: "Sua mão esquerda está sob minha cabeça" (Shir Hashirim 2:6). Quando Yaacov chegou, ele uniu o sol, Zeir Anpin, com a lua, o Nukva, e brilhou o Nukva.Assim, tornou-se Ya'akov todo em todos os aspectos, e a lua, e foi aperfeiçoado pelas doze tribos.


14. Rabino Yehuda abriu a discussão com o verso: "Eis que abençoe Hashem, todos os funcionários que de Hashem ..." (Tehilim 134:1).Este versículo foi explicado, ainda vem e eis que está escrito: "Eis aqui, bendizei Hashem."Quem são os merecedores da bênção do Santo, bendito seja ele? A Escritura diz, "todos os funcionários que de Hashem." Embora ninguém de Israel é digno da bênção do Santo, bendito seja Ele, no entanto, que dá as bênçãos para o bem do sublime e de seres inferiores? A Escritura diz, "todos os funcionários que de Hashem," ainda não todos. bênção de quem é considerado uma bênção? A diz a Escritura, "aqueles que estão à noite na casa do Senhor" (Ibid.), aqueles que acordar à meia-noite para estudar a Torá. Estes são aqueles "que estão por noite na casa de Hashem." Acordo com as Escrituras, ELES DEVEM SER AMBOS OS SERVIDORES DA Hashem e também aumentam a meia noite. Para, em seguida, o Santo, bendito seja Ele, vem se deliciar com os justos no Jardim do Éden. E nós estamos aqui despertada pelas palavras da Torá. Vamos discutir Yitzchak, pois estamos em seu nível.



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