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Neste Blog discutiremos a Parashá da Semana.

O que é Parashá?

Parasha é nome dado ao estudo específico da Torah,Parashá no hebraico significa Porção, é o nome dado à porção semanal de textos da Torah,A Torah é dividida em 54 parashot que servem para uma leitura completa da Torah em um ciclo de um ano. Estudada toda semana por todos os judeus.

A PARASHÁ consiste na análise do texto bíblico e a sua conexão com os profetas. Esta análise é feita a partir do texto original em hebraico, destacando-se as palavras principais de cada versículo e sendo as mesmas analisadas no original. Então é feita a ligação destes termos com os demais livros do Tanach



NA NACH NACHMA NACHMAN MEUMAN

domingo, 31 de outubro de 2010

Segredo da Parashá

Parashá Toledot

Quando Yitzchak queria abençoar seu filho, disse-lhe: "Faça-me um guisado saboroso, como o que eu amo, trazê-lo para mim e eu vou comê-lo, a fim de que minha alma te abençoe ..." (Gênesis 27:4). Deve-se notar que Yitschac não disse, "... para que eu os abençoe", mas "... a fim de que minha alma te abençoe." Deve-se entender por que ele queria a bênção de vir especificamente de sua alma?


Além disso, qual é a ligação entre bênção e comer alimentos salgados? Por que foi necessário para Yitschac para comer, para abençoar seu filho de sua alma?


Para responder a essas perguntas com clareza e em profundidade, primeiro é necessário para explicar a bênção "yatzar asher" onde é dito: "... Bem-aventurados sois Deus, a cura de toda a carne, que faz coisas maravilhosas."Nossos sábios disseram que a coisa mais maravilhosa em toda a criação, pelo que agradecemos a D'us com o louvor "quem faz coisas maravilhosas", é o conjunto união de corpo e alma. É certamente maravilhosas que duas coisas opostas, como o corpo ea alma pode vir junto. É ainda mais maravilhoso que eles se unem em um só, para dar forma a algo novo: um ser humano!
No Talmude, a história é contada de um dos rabinos que ensinou uma coisa um dia, e no dia seguinte mudou de ensino para o seu oposto. Ele explicou aos seus discípulos que no dia anterior, ele cometeu um erro, porque ele estava em jejum e não tinha comido carne naquele dia.


É um fenômeno natural que se o corpo não recebe seu alimento, a alma também não pode cumprir sua função.Quando o corpo está debilitado, então uma pessoa não pode lidar com a vida eo poder de sua alma também declina. Nossos corpos físicos dificilmente pode conter o poder de nossas almas. Para uma pessoa cujo interior é enorme poder, em seguida, as exigências sobre seu corpo físico são muito maiores.


O inverso também é verdadeiro. É do conhecimento geral que existem muitas doenças cuja origem está na dimensão mental e espiritual - na pessoa de uma alma. Quando esses "psicológico" os problemas são resolvidos, então essas doenças físicas rapidamente se dissipar. Há uma relação maravilhosa interativa entre o corpo ea alma.


Um dos mandamentos da Torá é proteger a nossa saúde. É aprendi com o verso: "Guarda o teu almas muito ..."(Duet. 4:15). Não está escrito para proteger nossos corpos, mas para proteger nossas almas. Isto porque toda a nossa existência sobre a terra é para o bem da alma. O corpo é apenas o meio pelo qual podemos cuidar da alma. A saúde do corpo deve ser protegido, pois é o vaso para a alma neste mundo.


Todo mundo está acostumado a dizer, "o principal é a saúde." No entanto, parece absurdo para as pessoas a doar todos os seus bens para a saúde física, enquanto negligenciam a saúde de suas almas, que é o principal motivo que veio a este mundo em primeiro lugar. 


Parece que se a alma tivesse uma boca, gritaria sobre a sua negligência e diminuição como se estivesse sendo pisoteada no chão. Portanto, o mandamento para guardar a nossa saúde, na verdade prescreve: "Guarda as vossas almas muito muito ...."
Yitzchak sabia sobre essa maravilhosa conexão entre o corpo ea alma. Quando ele era velho e perto do final de sua vida que ele queria transmitir o seu património físico e espiritual para o filho.


 Ele sabia da necessidade de recrutar a força de seu corpo físico inteiro a fim de que a bênção deve ser completa. Portanto, disse ele, "a fim de que minha alma te abençoe", que foi a parte principal, e ele teve que recorrer a seu corpo em ato de abençoar também por comer alimentos salgados antemão.


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